Maratona Literária: Dicas #1 - Escrita Universal

by - julho 25, 2013




Hey hey galerinha, como vocês estão nesse friozinho?
Estão animados para participar da grande Maratona Literária?

Como eu havia prometido, este é o primeiro post com dicas para que a escolha dos livros para a Maratona se torne bem mais dinâmica e divertida.

Hoje, eu vou falar sobre os clássicos. Mas, o que são clássicos? 


No meu humilde entendimento, os clássicos são obras bem escritas que passam para a posteridade, ou seja, são passados de geração a geração atingindo a todas elas, eles são fontes de conhecimento - e não apenas de entretenimento. Os autores destas obras são vistos como verdadeiros artistas. Eles conseguem organizar bem seus pensamentos, tratam a língua com cuidado e estilo e focam suas narrativas nos principais conflitos da existência humana. 

"Já que não podemos entrar em uma máquina do tempo e conhecer o cotidiano da Grécia Antiga ou a realidade do século 18, ler é a melhor maneira de nos transportar para outros universos, tempos e espaços", diz a escritora Ana Maria Machado. 

Então, eu selecionei quatro obras que, se estiverem pegando poeira na sua estante, chegou a sua hora de se aventurar na leitura dessas belezinhas <3.



Vou começar com Pollyanna. Eu li este livro quando participei da Read-A-Thon e  me encantei com a mensagem transmitida nele. Pollyanna é uma órfã de 11 anos que vai morar com a tia, a amargurada e angustiada Polly Harrington. E, por influência da menina, de uma hora para outra tudo começa a mudar na cidade onde agora ela vive com a tia. O livro é lindo, é uma verdadeira lição de vida e eu super recomendo a leitura. Você pode conferir minha resenha clicando aqui.


Quem ai já leu Romeu & Julieta? A maioria de nós, conhece essa estória na ponta da língua, mas nunca teve contato com a obra em si. Essa é uma ótima oportunidade!  Em Verona, na Itália, por volta de 1600, a rivalidade entre os Montecchios e os Capuletos acentua-se e os conflitos estendem-se a parentes e criados, apesar do apelo do príncipe pela paz.Num baile de máscaras na casa dos Capuletos, Romeu Montecchio conhece Julieta Capuleto.A paixão é mútua e instantânea.Ao descobrir que pertencem a familias inimigas, os dois se desesperam.Resolvem casar-se secretamente, com a cumplicidade de frei Lourenço.No entanto, o destino desse amor seria trágico. 


Para os vestibulandos de plantão, que tal dar um gás na leitura obrigatória e colocar um clássico de peso na lista da Maratona? Em O Primo Basílio conhecemos a estória do casal – Luisa e Jorge – que vivem pacatamente. Até que Jorge precisa para o Alentejo por motivos profissionais e durante a ausência do marido, Luisa é inesperadamente surpreendida pela visita de Basílio, seu primo e amigo de infância com quem havia trocado algumas cartas de cariz romântico. 





E como não poderia faltar a amada Jane, eu trouxe para vocês um de seus livros menos conhecido, mas que também é um clássico da literatura e deve ser lido por muitas gerações. A Abadia de Northanger conta a estória de Catherine Morland, uma ingênua mocinha de dezessete anos, viciada em livros repletos de desventuras horripilantes e amores trágicos. Da vida, ela sabe apenas o que leu nos romances. Até que sai de seu obscuro vilarejo natal para passar uma temporada em Bath, estação balneária frequentada pela aristocracia inglesa, onde, entre bailes excitantes, conhece um cavalheiro encantador e outro insuportável. De Bath, como em um sonho, ela vai para uma abadia. A antiga construção, porém, revelará sinais misteriosos, indícios de que já foi cenário, no passado, de um crime medonho. Exatamente como ela lera nos livros.

E então, vocês já leram algum destes livros? Pretendem incluir algum destes na sua meta? Ou se inspiraram neste post e vão buscar algum outro clássico para colocar na sua meta? Contem tudo para mim, ficarei super feliz em receber uma resposta!

Até a próxima!

You May Also Like

2 comentários

  1. Amei suas dicas. Pollyana é fantástico. Um dos meus favoritos!
    http://sobrevivendomundomoderno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir