O menino do pijama listrado - John Boyne

by - agosto 27, 2013

TÍTULO: O Menino do Pijama Listrado
SÉRIE: -
AUTOR: John Boyne
EDITORA: Cia. das Letras
ANO DE LANÇAMENTO: 2007 
PÁGINAS: 186
ISBN: 9788535911121

Sinopse:  Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. "O Menino do Pijama Listrado" é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável. (Skoob).

Minha opinião: Um livro emocionante sobre amizade e inocência. 

Prepare-se para reviver a sua infância e descobrir porque O Menino do Pijama Listrado se tornou o livro de cabeceira de muita gente grande.

Este livro conta a história de Bruno, um menino alemão de apenas 9 anos que é filho de um dos generais de Hitler, portanto já sabemos que o enredo se passa durante o Holocausto. 

Bruno morava em uma enorme e bela casa situada em Berlim com sua família: mãe, pai e irmã. Tudo estava normal até que um dia, ao retornar da escola, ele recebe a notícia de que sua família está de mudança e não há argumentos que conseguirão reverter essa decisão, mas é claro que Bruno tenta de todas as formas demonstrar seu descontentamento em deixar Berlim, sua bela casa e seus amigos.

Mesmo com todos os protestos, a família se muda para Haja Vista, um lugar bem diferente de Berlim. Para começar, a nova casa é bem menor que a anterior, há um incontrolável entra e sai de soldados, não há nada por perto além de enormes campos, e o pior de tudo, não há outras crianças para brincar com Bruno.

Sem nada para fazer e nem mesmo uma escola para frequentar, Bruno, ao olhar pela janela de seu novo quarto, acaba descobrindo que há várias pessoas atrás de uma cerca que parece dividir o lado onde está a sua casa de um outro lugar. E, um fato curioso desta descoberta é que, mesmo de longe, ele nota que todas as pessoas usam o mesmo tipo de roupa: algo listrado.

O menino que sonhava em ser explorador, decide sair pelas redondezas de sua casa e explorar sua descoberta. É desta forma que ele conhece Shmuel, um menino judeu que vive do outro lado da cerca e que claro, também usa um pijama listrado.

A amizade que surge entre os garotos é isenta de preconceitos e repleta de inocência e companheirismo. Um sentimento tão doce e puro que nos faz desejar estar ali com eles.

John Boyne escreveu este livro em apenas dois dias e ele é tão completo que chega a assustar. A história trata de um tema pesado, mas de uma forma bem leve que nos faz devorar o livro e não desgrudar dele até terminar.

A narrativa é super simples, afinal é a visão de um garoto de 9 anos, mas é convidativa, ou seja, o leitor embarca e questiona aquilo que está sendo narrado, esse é o ponto chave, o leitor enxerga os detalhes que a inocência de uma criança apaga. Não há um aprofundamento nos acontecimentos, mas isso não impede que esta leitura te faça imaginar o horror daquela época.

O Menino do Pijama Listrado é um livro sensacional que deve ser lido e relido por todos aqueles que têm um grande amigo. Então, se você ainda não leu, não perca mais tempo, ele é altamente recomendado!



Ps. Esta resenha foi postada originalmente no Ler & Imaginar, no qual sou colunista. Visitem lá também! 

Beijos e Até a próxima!

You May Also Like

3 comentários

  1. Sempre tive vontade de ler este livro. Vejo muitas pessoas elogiando e recomendando a obra de John Boyne. Pretendo ler ainda este ano. É uma das minhas metas de leitura.

    A sua resenha ficou maravilhosa! ;)
    Beijos.
    http://umajovemleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, por enquanto este é o único livro do Boyne que eu li, mas sou louca pra ler O garoto no convés. Ele tem um jeito único de envolver o leitor na narrativa, é brilhante.
      Eu super recomendo a leitura!

      Muito obrigada pelo elogio *.*
      Beijos!

      Excluir