A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin

by - outubro 24, 2013

TÍTULO: A Guerra dos Tronos
SÉRIE: As Crônicas de Gelo e Fogo
AUTOR: George R. R. Martin
EDITORA: Leya
ANO: 2010
PÁGINAS: 592
ISBN: 9788562936524

Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família. (Skoob).

Confesso que quase desisti de ler esse livro, mas graças aos deuses eu persisti e hoje estou apaixonada pela série e por tudo que se refere a ela, afinal é tudo muito incrível ♥. Acho que todos vocês já conhecem ou já ouviram falar das Crônicas de Gelo e Fogo, sejam pelos livros ou pela série da HBO que é sucesso estrondoso.


Em a Guerra dos Tronos, somos transportados a uma era medieval, onde os rastros de uma magia antiga estão em extinção, os dragões desapareceram e os Sete Reinos estão unidos e governados por um só rei, um gordo e bêbado que só pensa em cerveja, carne e hmmm...putas.

Westeros é um continente composto pelos Sete Reinos que antes de serem unificados por Aegon Targaryen, o Conquistador, eram reinos independentes. Porém, 300 anos se passaram e, desde a Batalha do Tridente, Robert Baratheon é o novo rei, mas cada região - os antigos reinos independentes - está sob o comando de um governante de uma determinada casa que responde ao rei: os Stark no Norte, os Lannister no Ocidente, os Arryn desde o Ninho das Águias até o Vale, os Tully nas Terras Fluviais, os Martell em Dorne, os Tyrell na Campina, os Greyjoy nas Ilhas de Ferro e, por fim, os Baratheon nas Terras da Tempestade, que é a casa que ocupa o Trono de Ferro.

Eddard Stark (Ned), o Senhor do Norte, vive tranquilamente, governando com sabedoria e justiça Winterfell, junto a sua esposa Catelyn da casa Tully e seus cinco filhos legítimos: Robb, Sansa - a sonsa -, Arya ♥, Bran ♥ e Rickon  e, por último mas não menos importante, com seu filho bastardo John Snow ♥ (nos Sete reinos, os filhos bastardos carregam o sobrenome de acordo com o seu lugar de origem logo, no Norte como é frio e tem neve ele é o Snow). 

Mas, como precisamos de uma reviravolta para dar início a aventura, Ned recebe a triste notícia de que Jon Arryn, a mão do Rei e que foi quase um pai pra ele, morreu. E, logo após este evento, uma comitiva trazendo a família do Rei está a caminho de Winterfell.

Robert, o Rei, assim que chega a Casa Stark, oferece a Ned o cargo de Mão do Rei e pede que o amigo aceite a ajudá-lo a manter o reino que outrora ele ajudara a conquistar. Ned é feliz no Norte e não quer deixar sua família para aceitar a proposta. Porém, uma carta enviada pela irmã de Catelyn, viúva de Jon Arryn, faz com que Ned suspeite que Jon fora assassinado e ele se sente no dever de investigar a ocorrência.

E, como tudo pode sempre ficar um pouco pior, Bran - filho de Ned e exímio escalador - cai de uma torre e fica a beira da morte. Neste meio tempo, Ned aceita o cargo e viaja para o Sul levando Sansa e Arya consigo. É a partir daqui que uma série de situações intrigantes, onde a ganância pelo poder, as mentiras, o ódio e a cobiça se tornam um prato cheio para o jogo dos tronos.

Além disto, criaturas que todos acreditavam que nem sequer existiam mais, estão mostrando sua força pra lá da Muralha, onde somente há a defesa da Patrulha da Noite - um grupo pequenos de homens que juram vestir o preto até o último dia de suas vidas. Sem contar na Daenerys, a última descendente dos Targaryen, que se encontra do outro lado do Mar Estreito, casada com o poderoso guerreiro Khal Drogo e que sonha em voltar a sua terra e conquistar o Trono que por direito lhe pertence.

Bom, vocês já devem saber que um dos meus gêneros literários favoritos é a fantasia e As Crônicas de Gelo e Fogo, sem dúvidas, se tornou uma das minhas séries favoritas. Martin criou um universo completo, cheio de personagens incrivelmente estruturados, onde cada um dos muitos que aparecem, sempre tem um ponto a acrescentar na história, sem tornar isto uma coisa chata.

A Guerra dos Tronos pode parecer, ao início, um livro pesado, pois Martin introduz a história e os personagens para que consigamos entender para onde a coisa vai, mas isto logo muda e a partir deste ponto eu me prendi e cai nas garras do velhinho.

Concordo com a maioria de seus leitores e afirmo que o que nos faz apaixonar por estes livros são os personagens. Vocês os odiarão, os amarão, sofrerão e chorarão com eles e claro, se perguntarão quem deles são os bons e o os maus e, no final vocês terão somente uma certeza: Não devemos confiar em ninguém!

Este livro é narrado pelo ponto de vista de oito personagens, nem todos são os mais importantes, mas todos eles tem uma grande relevância e isto nos ajudará a conhecê-los melhor e entender os detalhes da história que devido a distância georográfica dos personagens seria impossível entender somente com um ponto de vista.

Outra coisa que devo destacar é o universo criado por GRRM, é magnífico e incrivelmente perfeito, desde a geografia, as diferentes regiões e cultura, suas tradições, crenças e história, a religião e a infinita quantidade de deuses que também possuem papéis marcantes, além das criaturas místicas que se encontram além da Muralha. Tudo isso foi incorporado de uma maneira que faz com que tudo seja muito verossímil.

Ah!, tenho algo muito importante para dizer mesmo sabendo que não vai funcionar muito bem. Nesta história, não vale muito a pena se apaixonar por um personagem ou ter um favorito (ok, eu sei que isso é quase impossível) pois, o senhor Martin não tem escrúpulos na hora de "apagá-lo", então vá com calma, ok?

Por fim, este é um livro que vale muito a pena ser lido. O estilo do Martin é único, os personagens são super especiais e a história é maravilhosa.

Divirtam-se e até a próxima!

You May Also Like

3 comentários

  1. Uau, amooo esse livro! George R. R. Martin é simplesmente fantástico. Não sei se encontraria as palavras certas e precisas para resenhá-lo, mas merece ser lido sempre!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu posso dizer que amo muito este livro também, apesar de ter demorado horrores para terminar de ler, ele me cativou demais da conta.
      Quais são seus personagens favoritos? ~curiosa ~
      Beijos!

      Excluir
  2. Olha, esse livro para mim foi um grande impacto, sabe, com toda a coisa da escrita violenta e da linguagem vulgar e sem pudores com relação ao sexo. Eu estava acostumada com o meu mundinho de sagas mais leves como HP, PJO, HG, VA e etc. Aí eu me lembro que conforme eu avançava os capítulos eu ia pensando, algo do tipo: "Meu Deus, o que é isso? Vulgaridade tem limites. Não vou ler isso!" Mas a curiosidade sobre qual família iria ganhar me fez continuar até que eu me encontrei totalmente envolvida pela trama e já nem mais torcia o nariz pelo jeito da escrita. Percebi que até isso tinha um propósito. Mostrar ao leitor a brutalidade daquela época e daquele povo, onde as coisas realmente e literalmente se resolviam com o derramamento de sangue e a conquista do poder.
    Hoje estou no começo do livro 4. Essa série é fantástica pelo simples fato de que ninguém esta seguro...uma hora um personagem, que vc julga importante o suficiente pra não morrer, apenas...morre, simples assim. o.Õ'
    Eu estou em desespero com a família Stark se extinguindo! T.T
    E estou torcendo pros dragões se tornarem logo adultos e a Dani voltar pro reino e fazer churrasco de Lanister muuaaahh muuuaaah (risada maligna mode-on)
    Tá bom, deixa eu parar antes que dê algum spoiler dos livros mais a frente.
    Parabéns pela resenha Ana!!!
    Bjs! =D

    ResponderExcluir