O Cavaleiro Fantasma - Cornelia Funke

by - outubro 21, 2013

TÍTULO: O Cavaleiro Fantasma
SÉRIE: -
AUTORA: Cornelia Funke
EDITORA: Seguinte
ANO: 2013
PÁGINAS: 176
ISBN: 9788565765107

Sinopse: Jon Withcroft não estava nada feliz. E quem gostaria de ser mandado para um internato bem quando a mãe tinha arranjado um namorado novo? Pois, quando chegou em Salisbury, o garoto só pensava nos acidentes que o Barba (apelido “carinhoso” pelo qual Jon se refere ao seu grande rival) poderia estar sofrendo e no que seria escrito na lápide dele caso algum escorregão fosse fatal.
Até que... na sexta noite em Salisbury, Jon descobre um novo motivo para querer voltar correndo para casa: ele passa a ser perseguido por um bando de fantasmas, que desejava, nada mais nada menos, que a sua morte.
Mas em vez de pedir ajuda para a mãe, Jon recorre a um outro protetor: sir William Longspee, um cavaleiro fantasma que está enterrado na catedral da cidade e que jurou, antes de ser assassinado, estar sempre ao lado dos fracos e inocentes. Ao lado de Jon e de sua amiga Ella, sir William percorre cemitérios e duela contra zumbis, lutando não só para ajudar as crianças como também para cumprir seu próprio destino. Mas, para saber qual seria esse grande mistério que ronda nosso nobre cavaleiro fantasma, só lendo a história toda. (Skoob).


Um livro infanto-juvenil de literatura fantástica e escrito por uma das autoras mais incríveis deste nosso século. Bom, só me resta falar que O Cavaleiro Fantasma consegue encantar tanto o leitor iniciante quanto aos mais "velhos". 


Jon Withcroft tem apenas 11 anos, mas a vida não está muito fácil pra ele. Órfão de pai, irmão mais velho de duas meninas e para completar, sua mãe resolve "traí-lo", quando começa um namoro (meio casamento) com um dentista, sim, com um cara extremamente chato que só sabe falar de como os doces prejudicam a saúde bucal de uma criança e coisas deste tipo.

E o pior, é que não é só a mãe do Jon que se rende aos encantos do Barba - apelido "carinhoso" que Jon deu ao seu padrasto -, suas irmãs vivem disputando o colo dele e até o o cachorro vive aos pés do dentista. Parece que todos estão enfeitiçados e Jon precisa bolar vários planos para tirar Barba de seu caminho.

Mas, como tudo pode sempre ficar ainda pior, a mãe de Jon resolve colocá-lo em um colégio interno em Salisbury, a mais ou menos uma hora e meia da cidade onde eles vivem. E, apesar da irmã mais velha de Jon, após ter lido Harry Potter, desejar estudar em um internato, ele ODEIA com todas as forças essa nova realidade. Nem o fato de este ser o internato frequentado pelo seu pai durante a infância, tornam as coisas mais tragáveis pra Jon.

Ao chegar em Salisbury a primeira impressão não chega a ser tão ruim, os novos "pais", ou seja, o casal de tutores tentam de toda forma alegrá-lo. Eles contam um pouco da história da cidade, falam sobre as lendas e até oferecem sorvete. Sem dúvidas, este não foi um mau começo, mas Jon se empenha em bolar planos maldosos pata acabar com Barba e voltar para sua casa.

Porém, Barba será o menos de seus problemas. Na sexta noite em Salisbury, ao olhar pela janela Jon acaba vendo alguns fantasmas e aqui começa a história. Ele será perseguido por um cavaleiro e terá que contar com a ajuda de uma garota.

Ella é a garota mais bonita do colégio, todos os garotos sonham em beijá-la e ninguém consegue acreditar, nem mesmo Jon, que esta garota deslumbrante está lhe dando a maior atenção.

Os dois logo se tornam melhores amigos e tomam coragem para pedir ajuda a William Longspee, um cavaleiro que está enterrado na catedral de Salisbury e reza a lenda que seu fantasma tem o dever de ajudar os fracos e oprimidos graças a um juramento que Longspee fez na eminência de sua morte. Sendo assim, ele parece ser o único que poderá ajudar os garotos contra os outros fantasmas.

Os personagens são muito reais, mesmo se tratando de uma fantasia. Jon é um garoto como qualquer outro. Ele está passando por um momento difícil, típico de filhos de pais separados ou órfãos que acabam sentindo ciúmes quando os pais resolvem continuar a vida. Eu passei por isso e falo pra vocês que tudo o que Jon sente, fala ou demonstra é muito real.

Ella é uma garota incrível, apesar de ser o centro das atenções no colégio, ela é super simples e de uma pureza que me fez querer tê-la como amiga. Além de tudo isso, ela extremamente corajosa, inteligente e acredita nas lendas de Salisbury. 

William é o típico herói. Dono de uma alma limpa e invejável, ele está preso ao nosso mundo por conta de uma promessa que fez ainda em vida. Esse cavaleiro desempenha um papel importantíssimo na história e nos ensina alguns valores que foram perdidos ao longo do anos.

O Cavaleiro Fantasma traz uma história de amor, amizade, honra, coragem e lealdade, tudo isto com a doçura dos contos de fadas. O enredo te prende do início ao fim, é um livro curto mas cheio de conteúdo. Mas, é claro que se você é um admirador da Cornélia, assim como eu, ao chegar ao final você sentirá um gostinho de quero mais.

Este é o tipo de livro que eu quero poder reler sempre! Então, se você está procurando um livro juvenil diferente e bem escrito, eu recomendo O Cavaleiro Fantasma.  

Divirta-se e até a próxima!

You May Also Like

2 comentários

  1. Nunca li nada da escritora, mas quero começar com a trilogia Tinta. Estou super ansiosa para ler...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li Coração de Tinta pelo pc a muito tempo atrás, mas estou esperando uma promoção para comprar os três e me deliciar.
      A Cornelia é uma fofa, eu amo demais e ainda quero ler toda a sua obra ~sonho *.* ~
      Beijos!!!

      Excluir