O Clã dos Magos - Trudi Canavan

by - outubro 17, 2013

TÍTULO: O Clã dos Magos
SÉRIE: Trilogia do Mago Negro
AUTORA: Trudi Canavan
EDITORA: novo conceito
ANO: 2012
PÁGINAS: 446
ISBN: 9788581630007


Sinopse: Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam. (Skoob).




O Clã dos Magos nos traz a história de Sonea, uma garota favelada de Imardin que no dia da Purificação surpreende a  todos, inclusive os Magos, quando quebra a barreira mágica atirando uma pedra em um deles. A garota fica atordoada e só consegue pensar em como foi que ela conseguiu este feito e os Magos ficam igualmente estonteados, mas sabem que a garota utilizou magia e isto já basta para que eles queiram capturá-la a qualquer custo.


Perseguida pelos Magos, Sonea contará com a ajuda de seus amigos de infância, Harrin e Cery. Eles tentarão de todo jeito escondê-la já que teme que ao ser capturada eles a matarão.
Porém, os três são apenas garotos e o Clã possui seus meios para tornar a vida deles um tormento. Assim, os garotos acabam decidindo que a melhor opção é pedir ajuda aos Ladrões, eles sabem que sozinhos eles não durarão muito tempo. 

Os Ladrões é na verdade uma organização, um grupo que têm por objetivo manter a ordem nas favelas, já que a polícia de Imardin não consegue e nem quer controlar esta área. Mas, chegar aos ladrões não será nada fácil e muito menos convencê-los a esconder Sonea.

O Clã também procura os Ladrões e oferecem  dinheiro em troca da garota. Então, Cery, com uma astúcia invejável, propõe aos Ladrões que se eles não entregarem Sonea, terão uma maga dentro do grupo e isto, é claro é muito mais valioso do que dinheiro.

O Clã dos Magos não recebem favelados, pelo contrário, eles são conhecidos como uma elite. Somente crianças das casas ricas da cidade passam pelo teste que verifica se elas possuem ou não a magia - é isso que determina quem deve entrar para o Clã. Portanto, os favelados já tinham motivo suficiente para odiar o Clã e  os Ladrões que são das favelas, decidem que esconderam Sonea.

Os Magos são odiados pelos favelados, além de sentirem que são desprezados pelo Clã eles são suas vítimas durante a Purificação - uma "limpeza" que ocorre uma vez por ano. Os Magos percorrem a cidade expulsando e até mesmo matando várias pessoas que por algum motivo atravessaram o seu caminho na hora errada. 

Os personagens são muto bem construídos, nos somos transportados para Imardin e sentimos na pele como é ser um favelado, um ladrão ou até mesmo, um Mago. É possível sentir com precisão tudo aquilo que os personagens estão sentindo. Apesar de toda a fantasia contida em O Clã dos Magos, a história se aproxima muito da realidade, os personagens são seres humanos cheios de ódio, amor, alegria e tristeza, assim como nós.

Sonea não é descrita como uma coitada, apesar de tudo que ela já viveu. Ela é uma garota incrível e mesmo não tendo menção a sua idade, é possível entendermos que ela esta além de uma garota comum. Dona de uma ampla visão política e uma força de vontade invejável, Sonea é, sem sombra de dúvidas, minha personagem favorita. 

Cery também não fica muito atrás. Ele não é só aquele personagem construído para dar um toque de romance na história. Este garoto determinado e extremamente forte, possui objetivos que acrescentaram e muito ao enredo. 

Do outro lado, ou seja no núcleo do Clã, tenho que falar que amei Rothen, um Mago que se mostra, desde o começo, um tanto quanto diferente de seus "irmãos". Por vezes ele me lembrou o Dumbledore, personagem da série Harry Potter <3.

Ao terminar a leitura, eu fiquei mega curiosa pela continuação da série, mas não senti aquele desespero de já emendar uma leitura na outra. Na verdade, acho que senti a necessidade de dar um tempo para digerir a história e tentar decifrar algumas coisas que foram colocadas em segundo plano. É como se Trudi tivesse a intenção de me fazer refletir antes de descobrir o o fim que ela deu a história.

Enfim, O Clã dos Magos me surpreendeu e muito. Eu pensei em desistir quando ainda estava na primeira parte do livro - ele é dividido em duas partes -, mas fico feliz por ter insistido e ter descoberto o grande tesouro que estava escondido na segunda parte. Ele passa longe de ser apenas mais uma fantasia. Leitura recomendadíssima, mas quero deixar um aviso: Prepare-se para não decidir se quer ou não quer descobrir que a magia queima dentro de você.

Até a próxima!

You May Also Like

2 comentários

  1. QUe bom que a leitura surpreendeu e que os personagens são bem construídos... Isso é excelente! Não é o estilo de livros que estou buscando por agora, mas se tiver oportunidade um dia eu lerei...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir