Jogos Vorazes - Suzanne Collins

by - dezembro 19, 2013

TÍTULO: Jogos Vorazes
SÉRIE: Jogos Vorazes
AUTORA: Suzanne Collins
EDITORA: Rocco
ANO: 2011
PÁGINAS: 397
ISBN: 9788579800245

Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?   (Skoob).


Com certeza este é um daqueles livros que você não consegue parar de ler até a última página. Dentro da fórmula simples da distopia somada a um triângulo amoroso em meio a disputa pela sobrevivência, Collins nos prende do começo ao fim!




Jogos Vorazes foi a primeira distopia que li e me viciei demais neste gênero. Nada mais parece fazer muito sentido pra mim - exagero, who?. Eu sei que estou um pouco atrasada na "modinha", mas quem se importa, não é mesmo? Ganhei o box somente este ano e estou empolgadíssima! Mas, chega de lero lero e vamos ao que interessa.

Neste primeiro livro da trilogia, somos apresentados a Panem, uma nova nação que surgiu no território da América do Norte após devastações naturais e guerras civis. Inicialmente esta nação foi dividida em uma 14 "regiões": 13 distritos, os quais seriam os responsáveis em prover a Capital

Porém, logo verificamos que o 13º distrito foi aniquilado após uma tentativa de revolução, conhecida também como levantes contra a Capital. Este episódio deu início aos Jogos Vorazes, uma espécie de reality show onde cada um dos doze distritos devem enviar um garoto e uma garota, entre 12 e 18 anos, para servir como tributo participando destes jogos anuais, com o objetivo de, ao ganhar, trazer um pouco de "conforto" ao distrito que representa.

É através de Katniss Everdeen, uma adolescente de 16 anos e narradora da história, que conhecemos a repressão vivida nos distritos, especialmente no Doze, onde ela vive com sua mãe e sua irmã Prim que acaba de completar 12 anos e participará pela primeira do sorteio que é feito anualmente para o envio dos tributos à Capital.

Katniss, desde a morte de seu pai, tornou-se a provedora da família, ou seja, é ela a responsável por alimentar e tornar a vida dos seus entes queridos um pouco melhor, ainda que elas vivam na Costura, a parte mais pobre do carente distrito Doze. E, para isto, ela conta com a ajuda de Gale, seu melhor amigo e parceiro de caçadas na floresta. Mas, infelizmente isto está para mudar.

Durante a colheita, - nome dado ao dia que dois jovens são sorteados para participarem dos jogos - Prim, a irmã de 12 anos de Katniss, que ao princípio seria uma das apostas menos prováveis, foi escolhida e é claro que nossa já amada protagonista, toma o seu lugar e se oferece como tributo.

Ao lado de um apaixonante garoto, Petta Mellark, Katniss Everdeen vê seu futuro tomar um rumo enlouquecedor. Após as despedidas, os dois são levados à Capital para os preparativos dos jogos que envolvem treinamentos e apresentações bizarras aos cidadãos de Panem.

É com o começo dos jogos que a história pega fogo. Quando os 24 tributos são depositados na Arena e a disputa pela sobrevivência se inicia você sente que não conseguirá mais respirar em paz enquanto não descobrir o que vai acontecer.

Carregado de muita tensão e ação, cheio de suspense e com um leve toque de situações inusitadas e até engraçadas, Jogos Vorazes é um livro completo.  Você, com certeza, vai sentir muita vontade de mergulhar nas páginas e acabar com o Presidente Snow.

Os personagens são incríveis, da mocinha ao vilão não há falhas a serem apontadas. De verdade, Suzanne merece parabéns, não só pela história e enredo fantásticos, mas também pela construção minuciosa dos personagens. Chega a ser irritante como somos quase que forçados a gostar de cada um a sua maneira.

Já se discutiu e muito a respeito das distopias e o comportamento insano da nossa sociedade atual estar caminhando ao encontro delas, mas devo destacar que Collins conseguiu com maestria criticar duramente muitos valores políticos e sociais sem tornar a leitura chata e cansativa.


Então, se você ainda não leu Jogos Vorazes, corra! Tenho certeza que você não irá se arrepender. Só tome cuidado para não virar um(a) viciado(a) em distopia, assim como eu.

You May Also Like

0 comentários