A Aprendiz - Trudi Canavan

by - janeiro 13, 2014

TÍTULO: A Aprendiz
SÉRIE: A Trilogia do mago negro
AUTORA: Trudi Canavan
EDITORA: Novo Conceito
ANO: 2012
PÁGINAS: 544
ISBN: 9788581630250

Sinopse: Sozinha entre todos os aprendizes do Clã dos Magos, somente Sonea vem de uma classe menos privilegiada. No entanto, ela ganhou aliados poderosos, como Lorde Dannyl, recentemente promovido a Embaixador. Ele terá, agora, de partir para a corte de Elyne, deixando Sonea à mercê dos boatos maliciosos e mentirosos que seus inimigos continuam espalhando... até o Lorde Supremo entrar em cena. Entretanto, o preço do apoio de Akkarin é alto porque, em troca, Sonea deve proteger seus mistérios mais sombrios. Enquanto isso, a ordem que Dannyl está obedecendo, de buscar fatos sobre a longa pesquisa abandonada de Akkarin sobre o conhecimento mágico antigo, o está levando a uma extraordinária jornada, chegando cada vez mais perto de um futuro surpreendente e perigoso.  (Skoob).

O segundo livro da série A Trilogia do Mago Negro veio para acertar o ritmo e nos levar a uma ambientação já bem conhecida: uma escola. Mas, como em todo e bom livro, é claro que há o toque personalizado da autora que nos faz mergulhar e desejar ser um dos "escolhidos" pela magia.

Após o Clã aceitar Sonea como membro aprendiz, Rothen se empenha em prepará-la para as aulas na Universidade durante o período de férias. Porém, logo que o ano letivo se inicia, nós vemos que as dificuldades da garota da favela está bem longe de ter algum tipo de ligação com déficit de aprendizagem.

É durante a apresentação dos novos aprendizes, que Sonea percebe que o fato de ela ser uma favelada, enquanto seus colegas são herdeiros das casas, não será algo nada fácil de conviver. E logo que as aulas começam, ela é apresentada ao seu rival: Regin, um aprendiz do mesmo ano que Sonea, que lidera um grupo de garotos que irá importuná-la por todo o primeiro ano.

Como eu falei lá em cima, neste segundo livro, Canavan conseguiu corrigir o "tédio" exibido na primeira parte do primeiro livro, o ritmo ficou bem mais acelerado. Porém, com o avanço da história percebi que me irritei diversas vezes com o desenrolar de algumas cenas, sobretudo com a inércia de Sonea quanto ao bullying do qual ela é a vítima. E por falar em bullying, devo elogiar Canavan por ter tratado deste assunto de uma forma tão grandiosa que é impossível não comparar com atos reais que vemos por aí.

Outro tema destacado neste livro é a homossexualidade. E é fascinante como a autora trabalhou com este assunto, criando culturas dentro das nações que são super semelhantes à nossa realidade. Por exemplo, uma das nações trata a homossexualidade como se não fosse natural e para eles ela é um escândalo, uma outra tolera, mas não aprova e há nações onde, por conta da religião e da cultura, os homossexuais são banidos e até mesmo, sentenciados a morte. Particularmente, eu nunca vi este tema tratado com tanta profundidade e questionamento dentro de uma simples fantasia. Sem sombra de dúvidas,  o trabalho desenvolvido por Canavan me surpreendeu e muito.

Quanto aos personagens, eles continuam tão cativantes como no primeiro livro e, mesmo os que nos são apresentados neste segundo livro, já nos conquista facilmente, como é caso do amável Tayend e do fofíssimo Dorrien.

Assim como no primeiro livro, este também é narrado em terceira pessoa e dessa vez, ele é basicamente dividido em duas histórias que se entrelaçam: o primeiro ano de Sonea como aprendiz e de Dannyl como Embaixador. E é impressionante como nos surpreendemos dentro destes núcleos e como ficamos curiosos pelo próximo capítulo o tempo todo.

Gostei bastante de A Aprendiz, apesar de ter ido com sede demais ao pote e isso de certa forma acabou me influenciando a esperar demais da história neste momento. Senti que a tensão que foi construída ao longo de todo o livro nos deixou totalmente sem respostas ao final. Por conta disto, eu estou até bem feliz por ter o terceiro aqui comigo, mas ainda não sei se vou me aventurar nele por agora.

Bom, para quem já leu o primeiro, eu recomendo a continuação e espero que o terceiro nos surpreenda e seja ainda melhor.

Beijos e até mais!

You May Also Like

0 comentários