A Coisa Terrível Que Aconteceu com Barnaby Brocket - John Boyne

by - fevereiro 23, 2014

TÍTULO: A Coisa Terrível Que Aconteceu com Barnaby Brocket
SÉRIE: -
AUTOR: john boyne
EDITORA: companhia das letrinhas
ANO: 2013
PÁGINAS: 252
ISBN: 9789722526470

Sinopse: Os Brocket são as pessoas mais normais do mundo. São respeitáveis, quase enfadonhos, e muito orgulhosos da sua normalidade. Na verdade, Alistair e Eleanor Brocket torcem o nariz a tudo o que seja invulgar, estranho ou diferente. No entanto, assim que o seu filho mais novo Barnaby vem ao mundo, torna-se claro que ele é tudo menos normal. Para grande vergonha dos pais, Barnaby parece desafiar as leis da gravidade… e flutua! O pequeno Barnaby é uma criança solitária; afinal de contas, é difícil fazer amigos quando se passa a vida no ar. Desesperado por agradar aos pais, faz tudo o que pode para parar de flutuar, mas simplesmente não consegue.   (Skoob).

Um infantojuvenil super gostoso de ler e que propaga uma mensagem linda sobre aceitação e tolerância pelas diferenças.

Boyne nos presenteia com a história de Barnaby Brocket, caçula de Alistair e Eleanor, o casa mais normal do mundo e pais de duas outras crianças super normais que vivem em uma casa normal, em um bairro normal e evitam, desde sempre, fazer qualquer coisa que ultrapasse a barreira da normalidade, isto até o nascimento de Barnaby.

No dia que o caçula veio ao mundo todos perceberam que de normal ele não tinha nada - o garoto simplesmente saiu flutuando - visto que, ele não obedece a primeira grande lei, a da gravidade. E esta incapacidade é logo mal vista pelos absolutamente normais, Alistair e Eleanor, pais de Barnaby, que tentam de todas as formas possíveis fazer com que o filho fique coladinho no chão. Até que uma coisa terrível acontece e Barnaby viverá a maior aventura de todos os tempos. É a partir daqui que somos convidados a dar uma chance a imaginação - lembre-se que o público alvo são as crianças e, portanto, algumas passagens aqui são totalmente irreais - e embarcar com Barnaby por este mundo gigantesco cheio de pessoas com histórias fascinantes e apaixonantes.

Nesta aventura nosso protagonista irá entender que ser diferente talvez não seja uma característica para poucos, ou seja, todos nós temos as nossas diferenças e devemos aprender a conviver com elas. Senti que neste livro, Boyne brinca de ensinar sobre o amor próprio e aceitação na sociedade e é exatamente estas lições de moral contidas, principalmente, em livros voltados para o público infantil que me cativa e mais faz querer mais e mais desse gênero.

Apesar dessa viajada com algumas coisas irreais inseridas no enredo, você consegue ver a mensagem contida neste livro e entender que os problemas enfrentados por Barnaby estão bem próximos da nossa realidade. E por falar em real, a construção dos personagem foi impecável. É impossível não se cativar com muitos deles e repelir alguns também, eu mesma cheguei a sentir tanta raiva de uma certa pessoa que a minha vontade era entrar nestas páginas e estapeá-la. 

Boyne não precisou de muito esforço para construir uma história linda e com um final encantador. Ele sabe exatamente o que está fazendo quando se propõe a contar uma história. Me apaixonei com o Menino do Pijama Listrado e após ler A Coisa Terrível Que Aconteceu com Barnaby Brocket, com certeza, ele se tornou um dos meus autores favoritos.

Enfim, fiquei tão apaixonada por esta história que não sei se consegui transmitir com palavras tudo o que senti com esta leitura. Portanto, leiam este livro, acolham também o Barnaby e se apaixonem por este garotinho fantástico que se tornou um amigo muito especial para mim.

Aproveitem, divirtam-se e até mais!

You May Also Like

1 comentários

  1. Ei Ana!
    Adorei a resenha e fiquei super curioso a respeito da leitura.
    Já vi ótimos elogios para o autor e tenho curiosidade em ler algo dele.
    Beijos.

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir