Em Chamas - Suzanne Collins

by - fevereiro 06, 2014

TÍTULO: Em Chamas
SÉRIE: Jogos Vorazes
AUTORA: Suzanne Collins
EDITORA: Rocco
ANO: 2011
PÁGINAS: 413
ISBN: 9788579800641

Sinopse: Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.   (Skoob).


Aqui o misticismo do segundo livro da série desanimar, NÃO acontece em momento algum. Em chamas traz tudo o que de melhor esta série pode oferecer, há muita ação e claro, os grandes momentos em que Collins nos brinda com reflexões acerca da nossa sociedade atual. Então, se você leu Jogos Vorazes e gostou, tenho certeza que você AMARÁ Em Chamas.


No final dos jogos em que Peeta e Katniss participaram, os idealizadores foram "obrigados" a quebrar a grande regra dos jogos que determinava que somente UM tributo seria o vencedor. O simples ato emanado por nossa audaciosa protagonista desafiou a capital e todo o seu regime ditador. O que ela não sabia é que sua manifestação triunfal também foi a sua maior desgraça, visto que a partir deste momento o presidente Snow ficará em seu encalço para sempre.

A faísca que Katniss acendeu está tomando proporções inimagináveis e a revolução começa a despontar. Fica perceptível a agitação do povo de Panem e o Presidente Snow toma a horripilante decisão de fazer a versão mais assustadora dos Jogos Vorazes. É assim que nasce o pior Massacre Quaternário (jogos que acontecem a cada vinte e cinco edições e são famosos por suas inovações na arena). 

Neste livro, Katniss prova que realmente é muito corajosa e extremamente madura. Porém, ela também nos mostra que possui uma inocência tão pura que por vezes beira a burrice, por exemplo, ela não faz noção da força que exerce sobre o povo. Isto fica tão claro que os outros personagens, na tentativa de preservá-la, acaba até privando-a dos verdadeiros planos e acontecimentos. Mas, mesmo com a ignorância de Katniss, o povo a elege como símbolo da rebelião e isso os enche de força para lutar contra a opressão que a cada dia fica pior.

Collins acertou em cheio e a narrativa foi ainda mais desenvolvida em comparação com o primeiro livro. Em Chamas, com certeza, é um daqueles livros que a gente só sente vontade de parar de ler quando ele chega a última página. É incrível como a autora conseguiu colocar as emoções tão a flor da pele que é impossível não se afligir durante toda a leitura.

Temos também a inserção de novos personagens e uma maior exploração para os antigos. Peeta por exemplo, conseguiu ganhar meu coração de verdade somente neste segundo livro e Gale *suspiros* também tem um destaque bem interessante, sobretudo no final.

Como eu disse lá no começo, Em Chamas está aqui para provar que o segundo livro da série pode sim ser o melhor dela. Recheado de drama, muita tensão e cenas impactantes, ele ganhou o meu coração e tenho certeza que ganhará o seu também. Vale muito a pena conferi-lo.

Aproveitem, divirtam-se e até mais!

You May Also Like

1 comentários

  1. Pra mim Em Chamas foi muito fraco em relação ao primeiro livro, gostei muito da parte antes da arena, e o final ficou bem confuso e ‘meio que sem final’(?), ah, sei lá... HAHA Não que não tenha gostado do livro, mas todo mundo prefere o segundo ao primeiro, e eu não entendo isso, o primeiro foi tão melhor pra mim! AHUSAH Adorei sua resenha!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir