Noah Foge de Casa - John Boyne

by - março 20, 2014

TÍTULO: noah Foge de Casa
SÉRIE: -
AUTOR: John Boyne
EDITORA: Cia. Das Letras
ANO: 2011
PÁGINAS: 200
ISBN: 9788535919493

Sinopse: Noah tem oito anos e acha que a maneira mais fácil de lidar com seus problemas é não pensar neles. Quando se vê cara a cara com uma situação muito maior do que ele próprio, o menino simplesmente foge de casa, aventurando-se sozinho pela floresta desconhecida. Logo, Noah chega a uma loja mágica de brinquedos, com um dono bastante peculiar. Ele tem uma história para contar, uma história cheia de aventuras que termina com uma promessa quebrada, uma história que vai levar o fabricante de brinquedos a pensar sobre o seu passado e Noah a pensar sobre aquilo que deixou para trás. Em seu primeiro livro juvenil desde o best-seller O menino do pijama listrado, o escritor irlandês John Boyne cria um mundo que mistura contos de fadas com os problemas mais cotidianos de um garoto comum. Esta fábula leve e inteligente prende os leitores presos até o final com dois grandes mistérios: por que Noah fugiu de casa e quem é o fabricante de brinquedos?  (Skoob).

Noah Barleywater tem 8 anos, é um menino comum que frequenta a escola e possui uma lista das coisas mais importantes que já fizera durante sua vida. Mas, quem disse que crianças não têm problemas?

Então, diante de uma determinada dificuldade, Noah acredita que fugir é o melhor remédio e é assim que ele embarca em uma grande aventura ao acordar bem cedinho e fugir de casa. 

Como é absolutamente normal em uma situação como esta, Noah não tem um plano e sua fuga é totalmente improvisada. Ele vai a diversos lugares e as coisas não dão muito certo a princípio. Até que ele chega a uma vila e se depara com uma enorme árvore de aspecto bem único e interessante que está localizada em frente a uma casa tão estranha e intrigante quanto a árvore. E é nesta vila que Noah conhece um senhor, dono de uma loja de brinquedos, que mesmo sendo um tanto quanto misterioso, é bem receptivo e ambos se tornam muito amigos.

O velho – denominação dada pelo próprio livro – conta a Noah sua própria história, desde a época em que ainda era um garoto. Uma história sobre quebra de promessas, arrependimento e superação. Além disto, o velho tenta convencer Noah a contar por que fugiu e também a voltar para casa e o menino tenta fugir das perguntas enquanto conta para o velho algumas de suas travessuras.

Em uma história que mistura contos de fadas com realidade, Boyne apresenta aos seus leitores uma fábula envolvente e bem emocionante. Narrado ora em primeira pessoa e ora em terceira, o livro é bem dinâmico e isto prende ainda mais a atenção do leitor, sem falar nas delicadas ilustrações que são um show a parte.

Esta não foi a minha primeira leitura do Boyne, então eu já estava bem acostumada com sua forma de escrever, especialmente em seus livros voltados ao público infantil.O desenvolvimento do enredo  é bem simples o que facilita e muito a compreensão para os pequeninos leitores, mas isto de forma alguma prejudica a leitura dos crescidinhos, assim como eu.

O final do livro é bem surpreendente e emocionante. Boyne sabe extamente como tratar um assunto delicado e bem recorrente no nosso cotidiano de uma forma tão poética que nos faz apaixonar. De forma subliminar ou as vezes explicitamente, ele nos transmite mensagens lindas e de uma forma tão única que é impossível não parar para refletir sobre diversas coisas no decorrer da leitura. Então, só me resta uma coisa: recomendar a leitura deste e dos outros livros dele. Juro que é impossível não amar.

Aproveitem, divirtam-se e até mais!

You May Also Like

0 comentários