Sombra e Ossos - Leigh Bardugo

by - junho 24, 2014

TÍTULO: Sombra e Ossos
SÉRIE: Grisha
AutorA: Leigh Bardugo
EDITORA: Gutenberg
ANO: 2013
PÁGINAS: 288
ISBN: 9788582350638

Sinopse:Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.
A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.
Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.  (Skoob).
Para começar, Sombra e Ossos é um livro precioso. A história vem acompanhada de um mapa que, por conta dos nomes estranhos, acabei utilizando diversas vezes para saber para onde iam e vinham os personagens. Cada detalhe deste livro é impecável e é claro que algo tão bem cuidado assim não poderia ter algo ruim dentro.
Esta história traz diversos elementos presentes em novelas fantásticas: um herói que não sabe o que realmente é, treinamentos intensos, o medo de não estar a altura do que esperam, e todas estas coisas presentes neste tipo de trama. Mas, apesar de todo este clichê, a ambientação e os pequenos detalhes fazem com que seja uma leitura maravilhosa. A autora declarou que buscou inspiração na Rússia e é possível identificar esta influência no texto, sobretudo nos nomes dos personagens.

Tem várias coisas deste livro que quero mencionar, entre elas, a Dobra das Sombras - uma faixa de escuridão cheia de Volcras, criaturas malignas que se alimentam de carne humana - eu sinceramente fiquei bem curiosa quanto a Dobra e perdi diversas horas do meu dia imaginando como seria estar separada por uma barreira de monstros carnívoros.

Sobre os personagens, devo falar que fiquei completamente apaixonada por Darkling, o Senhor dos Grishas, e sua forma única de pensar. Ele é o típico personagem que envolve o leitor através de sua personalidade misteriosa e faz com que sejamos seus reféns. Além disto, a relação construída entre ele e Alina me encantou. Cada vez que ela falava dele ou tinha uma cena entre eles, eu me desesperava para saber mais e mais. Definitivamente, caí rendida aos pés deste Senhor. Apesar de gostar bastante de Malyen, o melhor amigo de Alina e um personagem muito importante para a história. Fiquei dividida, mas bem mais propensa ao Darkling.

Alina me decepcionou um pouquinho. Quando somos apresentados, ela parece ser uma garota bem forte, mas quando começa o treinamento ela se mostra assustada e acanhada. Porém, é exatamente isto que nos faz ver a evolução do personagem, já que no começo temos que aguentar muitas reclamações do tipo: eu não consigo, eu não sou quem eles esperam, eu não sou tão bonita quanto as outras - e isso vai desaparecendo conforme ela conhece sua capacidade. Há também Maly que, com certeza, levará ao delírio muitas fangirls com suas lindas cenas.  

A ação neste livro está dividida perfeitamente, está em todas as partes e onde menos esperamos. Tem também rivalidade, ciúmes, beijos escondidos, professores bem severos, e muitas outras coisas.

A partir da segunda metade do livro, cada vez que passava uma página eu tinha uma surpresa maior que a anterior e isto me fazia arregalar mais e mais os olhos, até que chegou um ponto que tive medo de que eles caíssem. Sério! Você precisa ler para acreditar. E o final, ai meus deuses, nos deixa sem ar.

Estou super ansiosa para ler o segundo, mas como tive uns contratempos acabei não sabendo em que caixa o coloquei quando estava arrumando a mudança. Então, se você ainda não leu este livro, dê uma chance e surpreenda-se com esta história cativante, viciante e maravilhosa.

*Livro cedido para resenha pela editora.

You May Also Like

0 comentários