Claros Sinais de Loucura - Karen Harrington

by - julho 23, 2014

TÍTULO: Claros Sinais de Loucura
SÉRIE: -
AutorA: Karen Harrington
EDITORA: intrínseca
ANO: 2014
PÁGINAS: 256
ISBN: 9788580575071
Sinopse: Você nunca conheceu ninguém como Sarah Nelson. Enquanto a maioria dos amigos adora Harry Potter, ela passa o tempo escrevendo cartas para Atticus Finch, o advogado de O sol é para todos. Coleciona palavras-problema em um diário, tem uma planta como melhor amiga e vive tentando achar em si mesma sinais de que está ficando louca. Não é à toa: a mãe tentou afogá-la e ao irmão quando eles tinham apenas dois anos, e desde então mora em uma instituição psiquiátrica. O pai, professor, tornou-se alcoólatra.
Fugindo da notoriedade do crime, ele e Sarah já se mudaram de diversas cidades, e a menina jamais se sentiu em casa em nenhuma delas. Com a chegada do verão em que completa doze anos, ela está cada vez mais apreensiva. Sente falta de um pai mais presente e das experiências que não viveu com a mãe, já se acha grande demais para passar as férias na casa dos avós, está preocupada com a árvore genealógica que fará na escola e ansiosa pelo primeiro beijo de língua que ainda não aconteceu.
Mas a vida não pode ser só de preocupações, e, entre uma descoberta e outra, Sarah vai perceber que seu verão tem tudo para ser muito mais. Bem como seu futuro.  (Skoob).
Hoje tenho a difícil tarefa de lhes convencer para que leiam este livro incrível, dizendo com poucas palavras como o amei sem parecer que tenho um problema psicológico obsessivo. Simplesmente fui tomada pelo gênero realista e todo este sentimento real e palpável que seus autores tem sido capazes de transmitir ao longo de suas páginas.

narração deste livro está em primeira pessoa a partir da perspectiva de Sarah, uma menina de 12 anos com as mesmas preocupações dos pré adolescentes de sua idade, mas com alguns pormenores que a fazem ser muito mais madura do que podemos esperar. A inteligência de Sarah, seu modo de ver as coisas e valorá-las nos fazem refletir e, sem sombra de dúvidas, eleva o livro e não faz com que pensemos que estamos lendo um simples infantojuvenil. É um profundo testemunho de uma pessoa que tem muito para contar.

Neste sentido, não posso dizer que esta história apresenta muita trama, já que não há um conflito propriamente dito que temos que resolver, o que acontece é que há um crescimento pessoal e uma evolução dos personagens. A protagonista nos narra os acontecimentos revelando todos os seus sentimentos quase como se fosse em um diário e pouco a pouco também vai nos contando parte de suas lembranças para que possamos entender um pouco melhor como chegou a ser esta garota madura em certas coisas, mas mantendo sua inocência em outras. Sarah nos demonstra uma profundidade tão única que não há como não falar que esta menina é puro amor.

Também sobre a narração, é importante falar que como estamos sob a perspectiva de uma menina, ela é extremamente simples e fácil de acompanhar, o que somado à história faz com que seja um daqueles livros que devoramos em apenas uma tarde. 

Como já disse, não vou falar que este livro esteja repleto de ação porque não está, mas ele traz algo que nos prende: a curiosidade para saber como os personagens enfrentam certas coisas e a franqueza de Sarah acerca dos seus sentimentos, são elementos simples, mas que nos fazem grudar nas páginas e não largá-lo até o final.

É uma história de crescimento, superação e aprendizagem e que nos mostra como um verão pode simplesmente transformar a vida de uma garota, amadurecendo-a e dando a oportunidade de liberá-la de um peso que há anos a está sobrecarregando. Acredito que devido a estes detalhes, me senti hipnotizada e transportada a vida desta menina que, desde sempre, sofreu muito e que agora pode começar a viver e ser ela mesmo. 

Prefiro não falar muito sobre a história simplesmente porque a graça deste livro é descobrir a Sarah, uma garota tão peculiar que seus confidentes são uma planta e um personagem de ficção (Atticus Finch, pai da narradora de "O sol é para todos"). Em poucas palavras, "Claros Sinais de Loucura" traz uma história preciosa, carregada de sensibilidade e que me encantou do começo ao fim. Sem dúvidas estará entre os favoritos do ano e não me cansarei de recomendar a leitura.



*Livro cedido para resenha pela editora.

You May Also Like

1 comentários

  1. Pois eu dou boas vindas a sua recomendação Ana e já comprei o meu pela submarino por R$ 9,90. Não sei quanto tempo vai durar esta promoção, espero que + de 1 dia, então corre gente!
    Realmente fiquei curiosa pra lê-lo desde que ouvi sobre ele na turnê intrínseca, e agora surgiu a oportunidade! ^^
    Aguardando ansiosa chegar aqui em casa.
    Bjs!
    Camilinha.

    ResponderExcluir