Se Eu Ficar - Gayle Forman

by - agosto 19, 2014

TÍTULO: Se Eu Ficar
SÉRIE: If I Stay
AutorA: GAYLE FORMAN
EDITORA: Novo Conceito
ANO: 2014
PÁGINAS: 224
ISBN: 9788581635415
Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. (Skoob).
Este livro estava na minha listinha de desejados a muito tempo. Eu acompanho diversos booktubers gringos e só escutava elogios a todos os livros da Gayle Forman, então, mal podia esperar para ter um deles em minhas mãos. E o primeiro a ser publicado em terras brasileiras é o premiado Se eu Ficar que já tem adaptação cinematográfica (estreia em 02.09.2014).


Neste livro, conhecemos a Mia, nossa protagonista e narradora. Ela é uma adolescente de Oregon, cidade localizada próximo a Portland, tem 17 anos, cursa o último ano do ensino médio, é considerada uma das garotas quietinhas da escola, tem uma melhor amiga, a Kim, namora um estudante universitário que toca em uma banda local de punk rock e tem uma família adorável: sua mãe está sempre presente, seu pai era músico, mas deixou a carreira em prol da família e se tornou professor de literatura logo após o nascimento de Teddy, o irmão mais novo de Mia.

Ao ler tudo isso você deve imaginar que Mia é só mais uma adolescente neste mundo, mas há uma particularidade, ela toca violoncelo e AMA música clássica. Neste quesito, posso dizer que me encantou muito poder conhecê-la e desfrutar algumas horas com esta garota e as pessoas que a cercam. Eu amo música e, com certeza, o fato da Gayle Forman ter colocado ela como um ponto chave, influenciou e muito para que este livro se tornasse um dos meus favoritos de toda a vida.

A trama começa em dia típico de inverno com direito a neve e a suspensão das aulas por causa do mal tempo. À mesa do café da manhã, a família decide passar este dia em família e como a nevada não está muito densa, decidem ir visitar um casal de amigos dos pais e, depois, os avós paternos de Mia. Mas, no trajeto deste passeio, eles sofrem um acidente e a partir deste momento, a narrativa passa a ser do ponto de vista da alma da Mia, já que seu corpo está em coma. 

A história em si está divida em duas partes que vão se alternando entre elas, o presente, onde a protagonista vai nos contando o que está acontecendo a cada hora fatídica e os flashbacks, onde vamos conhecendo o passado da Mia e as construções de suas relações: como ela conheceu Kim, o nascimento de Teddy, o primeiro encontro com Adam, a entrevista/audição para Julliard e muitos outros eventos importantes para que possamos entender o quão difícil é a questão dela “decidir” se deve ficar ou partir.

Devo falar que mesmo com a simplicidade aparente desta trama, eu me surpreendi e muito com este livro. E sei também que parte disto se deve a como esta história me foi contada. Forman soube falar com meu coração. Sua escrita leve, pontual e profundamente emocionante me cativaram desde as primeiras frases. Devo agradecer também a sua sensibilidade bem dosada, já que sempre havia uma parte divertida para quebrar um clima pesado anterior. 

Se eu ficar é sem dúvida um daqueles livros que você termina de ler e já tem vontade de voltar ao início novamente. Os personagens são cativantes, o que torna muito fácil nos apaixonarmos por eles e , até mesmo, nos faz desejar entrar naquelas páginas e fazer parte desta história pelo simples fato de poder tê-los ao nosso lado de verdade.

Então, se você está buscando uma história onde o amor, a amizade, a música e a família são os recheios, não tenho dúvidas de que este é o livro certo para você. Mal posso esperar pelo lançamento de Para Onde Ela Foi que é o segundo livro desta duologia que estreou roubando o meu coração e o deixando em pedacinhos.

You May Also Like

1 comentários

  1. Eu queroooo!!!!
    Nossa, eu vi primeiro o trailer do filme e já me apaixonei, tipo, pensei: tá aí o próximo filme que vai fazer eu ficar fungando no cinema. E qual não foi a minha surpresa ao descobrir que era baseado em um livro que, por sinal, é maravilhoso!!!! =D
    Parece uma trama bem elaborada e comovente...só o nome e a sinopse já fez eu me angustiar toda me perguntando "será que ela fica ou não?"
    Ahhh também amo música Ana, mas mesmo tendo um estilo mais pro rock (tenho violão e guitarra) eu gosto muito de ouvir quando alguém toca instrumentos clássicos como violino e saxofone. rsrs
    Sei que vou amar este livro, por isso acho que vou compra-lo na bienal! hehehe
    Bjs!

    Camilinha.

    ResponderExcluir