O Futuro de Nós Dois - Jay Asher, Carolyn Mackler

by - setembro 22, 2014

TÍTULO: O Futuro de Nós Dois
SÉRIE: -
Autores: Jay Asher, Carolyn Mackler
EDITORA: galera record
ANO: 2013
PÁGINAS: 384
ISBN: 9788501097231
Sinopse: É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...  (Skoob).
Imagine poder ver o seu futuro através de um site. Agora imagine que este site nem existe nos dias de hoje e de alguma forma você “descobriu” um meio de acessá-lo e pode acompanhar o seu perfil do futuro a qualquer hora do dia ou da noite. Foi exatamente isto que aconteceu com Emma, a nossa protagonista deste livro. 
O Futuro de Nós Dois está ambientado em 1996, então estamos no começo da difusão da internet. Emma é uma adolescente, filha de pais separados e acaba de ganhar um computador de seu pai. Josh, seu vizinho e amigo de infância, tem um cd-rom da AOL e o dá a Emma já que ele não tem computador e não o usaria. É a partir daí que a trama se desenvolve, já que Emma consegue acessar o Facebook e se depara com seu perfil só que a mulher que ela vê nas fotos tem aproximadamente trinta anos, então ela se dá conta de aquilo que está vendo neste site faz parte do seu futuro.

Eu nem sei ao certo o que este livro tem de tão especial que me chamou tanto a atenção, mas o fato é que quando comecei a lê-lo não consegui mais parar até chegar as últimas páginas. Acho que alguns elementos dele me lembraram estes filmes que se passam no colegial e que sempre vemos na Sessão da Tarde: é impossível ignorar o fato de que sou completamente viciada nessas histórias – aquela que ama o clipe de You Belong With Me da Taylor Swift e sempre o tem pronto pra dar o play.

A narração deste livro acontece em primeira pessoa e temos um diferencial: Emma e Josh vão intercalando as narrativas e assim podemos ver como cada um deles está reagindo com determinado acontecimento. Eu, particularmente, tenho uma relação de amor e ódio com este tipo de narrativa: adoro quando há esta possibilidade de ler tudo sobre o ponto de vista de personagens diferentes, mas, ao mesmo tempo odeio quando o autor simplesmente faz a gente ler a mesma coisa sobre perspectivas diferentes. E, graças aos céus, este livro se encaixa na primeira “categoria”.

Ambos os personagens principais são cativantes e fica bem fácil nós colocarmos na posição deles. Se você ainda é um adolescente ou se já passou dessa fase, com certeza, ao ler este livro você se deparará com situações bem típicas e recordará seus próprios momentos.

A questão de poder ver o futuro e como as consequências dos nossos atos no presente, por menores que sejam, causem algum tipo de impacto lá adiante, foi extremamente bem trabalhada. Além destas descobertas e tentativas de modificar o futuro, temos também um romance leve e sensível se desenrolando durante a trama, o que de fato dá um toque a mais para a história.

Talvez soe um tanto repetitivo, já que ultimamente eu tenho acertado nas leituras que faço e muitas das vezes associo isto a ótima escrita do autor, mas não devo deixar de destacar a prosa maravilhosa de ambos os autores neste livro. Tanto o Jay Asher quanto a Carolyn Mackler soube dar vida a estes personagens e me prender durante a leitura como se a minha vida dependesse do término deste livro. Mal vejo a hora de ler outros livros destes autores e poder ver se sozinhos eles trabalham tão bem quanto juntos.

Bom, espero que vocês leiam este livro e se apaixonem por esta história tanto quanto eu. Recomendadíssimo!

You May Also Like

1 comentários

  1. Não faça isso comigo Ana!!! Minha lista de "Livros pra ler" já está dando voltas na esquina e vc ainda me vem tentar com novos livros, me fazendo morrer de vontade de lê-los? Socorrooooo!!!! kkkkk
    Recomendação sua nunca é desprezada. Anotado! o/

    Bjs!
    Camilinha

    ResponderExcluir