Antônio descobre Veredas - Deborah Kietzmann Goldemberg

by - agosto 17, 2015


Antônio é um pré adolescente que estava vivendo a sua vida normal. Todas as manhãs ele tomava o seu suquinho preparado por sua mãe, que era responsável por este e outros diminutivos da vida de Antônio. Ele não aguentava mais ser tratado como criança e um trabalho escolar lhe dá o empurrão necessário para que ele possa repensar seus conceitos. A obra Grande Sertão: Veredas transformou seu dia a dia e sua vida.

A proposta deste livro é levar os jovens leitores a descobrir a leitura e é também um convite para que embarquemos nos clássicos, neste caso, representado por uma das obras de Guimarães Rosa. Além disto, durante a leitura, somos instigados sob o ponto de vista de Antônio, a questionar nossa vida, nossos objetivos e a nós mesmos.


Tudo começa quando Antônio aceita a proposta de uma professora para se livrar da prova final. É aí assim que ele acaba atravessando São Paulo para conhecer um grupo de jovens que vivem "à margem da sociedade" em um estilo de acampamento baseado no romance Grande Sertão: Veredas. Já imaginou o quão legal seria viver dentro de uma história que você ama?

Confesso que fiquei um pouco incomodada com alguns pontos que foram explorados como por exemplo, o homossexualismo, que no meu ponto de vista, deixou explicito diversos toques de homofobia no texto, ainda que de forma sutil e também o relacionamento de Antônio com uma garota bem mais velha que acabou sendo colocado como uma coisa que não seria questionada nem mesmo pelos personagens envolvidos.

Porém, devo dizer que a proposta principal foi atingida, eu realmente fiquei super curiosa para ler Veredas e descobrir por mim mesma quem eram aqueles personagens que Antônio conheceu e ver se minhas más impressões serão desconstruídas. Ainda que o medo de não entender meio parágrafo, assim como Antônio sentiu, me deixe bem receosa.

Sem sombra de dúvidas, este deveria ser um livro de leitura obrigatória para o finalzinho do ensino fundamental ou começo do ensino médio, já que é nesta época que começamos a ler as obras clássicas para o vestibular. Acredito que seria uma ótima maneira de cativar os adolescentes e formar novos leitores.

Informações:
Autora: Deborah Kietzmann Goldemberg
Editora: Biruta
N° de páginas: 76
Adicione no Skoob!
Compre: Saraiva
Livro cedido para resenha!

You May Also Like

1 comentários

  1. Eu não curto muito clássicos mas tenho vontade de começar ler. Esse livro parece ser bacana para começar a ficar mais perto desse universo dos clássicos. Gostei muito da capa e a Biruta sempre capricha na diagramação, né? <333

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir