Apenas uma garota - Meredith Russo

by - julho 30, 2017


Apenas uma garota me proporcionou sentir um redemoinho de emoções.

Ainda não vi muitas pessoas comentando sobre este livro e confesso que quando o recebi, não fazia ideia de que a história tratava de uma garota trans. Eu fui hipnotizada pela capa, fiquei desesperada para conferir a história e, definitivamente, este foi um dos acertos de 2017. 

Esta história conseguiu me tocar de uma forma tão bonita e diferente que se tornou uma daquelas que eu queria muito que viralizasse para podermos discutir por horas a fio.  Foi um livro doce e fofo, que fez com que um assunto intenso fosse tratado de forma clara, sem forçar a barra.

Apenas uma garota foi o primeiro livro que li com um personagem adolescente trans e saber que ele foi escrito por uma autora trans faz com que tudo seja ainda mais interessante. A história centra na Amanda que após decidir fazer as cirurgias se vê perdida em mundo sufocante, onde o bullying se torna ainda mais intenso, então ela acaba indo viver em outra cidade com o seu pai e decide que será a nova garota sem todo o passado que ela carrega.

Eu adorei a forma como a autora trouxe o passado da Amanda e assim conseguimos nos conectar melhor e conhecer a personagem. Os flashbacks dão a história um tempero especial, já que fica mais fácil entender tudo o que está acontecendo e as escolhas que a Amanda faz no presente.

Como uma cis, senti que aprendi muito sobre a experiência da Amanda e isso me fez perceber que meu conhecimento é tão limitado, muitas coisas que eu ignorava ficavam claras e foi tão maravilhoso aprender com um livro de ficção, com uma personagem tão cativante e com uma autora tão preocupada em mostrar que as coisas são difíceis.

Como um livro de estreia, Meredith Russo fez um ótimo trabalho. Apesar de ter sido um livro curto, sem aprofundar muito em alguns acontecimentos, o necessário foi contado de forma simples e cativante. Com certeza é um daqueles livros que certamente pode ser lido em um dia e que faz com que tenhamos algumas pausas para pensar e absorver tudo. Em geral, a experiência de ter lido foi esclarecedora e o recomendo literalmente para qualquer leitor, mas especialmente para aqueles que estão interessados em sair de sua zona de conforto.

You May Also Like

0 comentários