Audiobook | Minha experiência

by - agosto 31, 2017


Recentemente eu redescobri o prazer de ter alguém contando pra mim uma história e esta experiência tem sido tão nostálgica e confortante que resolvi escrever sobre ela por aqui.

Quando eu era criança a parte do dia que eu achava mais legal era quando minha mãe vinha ler comigo ou quando na sala de aula a professora lia com os alunos alguma história. Era tão bom ficar ali quietinha escutando aquelas vozes e deixando a imaginação me guiar, que eu sempre tentei fazer estas leituras com meus priminhos também.

Os audiobooks ou audiolivros trouxeram esse quentinho para o meu coração. Como eu já tinha lido a série de Percy Jackson, resolvi ouvi-la desta vez para seguir com as leituras dos outros livros do Rick Riordan e foi aí que me encantei com essa nova forma de ler. Já estou na metade do segundo livro, O Mar de Monstros, e vim aqui compartilhar meus três motivos para que você também se deixe levar por esta nova fonte de leitura.

  1. É possível escutar uma história enquanto você lava louças ou faz qualquer outra coisa que não exige muita atenção. Produtividade é tudo nessa vida, não é mesmo?
  2. Alguns narradores dão vida a história e acabam fazendo nossa imaginação trabalhar mais rápido para "montar" as narrativas. A entonação utilizada, as pausas e as expressões da fala se tornam mais fáceis de serem absorvidas dessa forma. Mas, aqui também tem um contra, um narrador pode acabar com a história se ele não souber contá-la. Então, é bom que você sempre tente escutar um pouco antes para ver se realmente vai curtir aquele narrador antes de encarar um livro inteiro com uma voz que pode te cansar.
  3. Por fim, esta é uma forma nova de ler um livro, então uma releitura pode não ser tão cansativa. Como falei, estou relendo Percy Jackson e está sendo bem diferente, consigo ver uns nuances que não me atentei quando li pela primeira vez e ainda não sinto que estou traindo os livros que preciso ler, já que só escuto quando estou ocupada e não poderia estar com um livro ou o kindle nas mãos.

You May Also Like

3 comentários

  1. Eu comecei a ouvir o audiobook de HP o terceiro livro que foi onde eu parei e era muito legal. Porque o narrador vai fazendo a voz de acordo com as falas e etc. Você está ouvido por onde? Porque esse do HP estava meio bugado e não tinha tudo. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei um canal no youtube que tem alguns (biblioteca falada). Acho que aqui no Br não tem um lugar ainda com muitos livros igual ao audible da amazon =/
      Beijoquinhas!!!

      Excluir
  2. Tudo bem? Trabalho como apresentador, ator e narrador de áudiolivros também. Quem quiser ter essa experiência, me envie email(gabriel.taco@yahoo.com.br) que mando pra você um voucher de acesso de 7 dias grátis pra ouvir qualquer título na produtora em que trabalho. Tem milhares de titulos interessantes disponíveis www.tocalivros.com! Abraços e bons áudios!

    ResponderExcluir