O Último Adeus - Cynthia Hand

by - setembro 15, 2017


Acabei de terminar esta leitura e vim escrever algumas considerações sobre ele por aqui. Acredito que esta vai ser a primeira de muitas resenhas que farei assim no calor do momento, pois quero tentar deixar registrado minhas emoções quase em tempo real.

Em O Último Adeus entramos em contato com uma história extremamente dolorosa. Lex, está no último ano do ensino médio e perdeu recentemente o seu irmão que cometeu suicídio. É possível sentir a dor da personagem em cada palavra, em cada capítulo e, principalmente nas partes em que lemos o seu diário.

Este é um livro sobre superação, sobre encarar uma perda tão complicada e entender todos os conflitos que isso causa. O suicídio ou qualquer outra morte abrupta é difícil de encarar. O susto que levamos, o buraco que fica é quase irreparável. Lex tenta viver um dia após o outro e ainda precisa ajudar a sua mãe a continuar respirando, além de ter que conviver com o pai quase ausente que pode ter sido a ponta do iceberg que trouxe essa avalanche toda.

Eu tenho dois irmãos e foi extremamente complicado ler esta história. Eu estava o tempo todo vivendo os momentos da Lex e me imaginando em sua situação e, meu Deus, não quero nem pensar mais nisso. Cynthia Hand conseguiu transmitir em suas palavras exatamente o quão forte temos que ser para viver ainda que as coisas não estejam muito bem.

Me senti extremamente agradecida por estar aqui e por ser parte disto tudo ainda que nada seja perfeito. E sei que me tornei ainda mais sensível depois dessa leitura. Quero estar presente sempre que alguém precisar para que não tenhamos que passar por esta dor, mas também entendi que talvez não seja tão fácil ou possível ser essa âncora. Porém, posso sempre pedir pra que estejamos sempre dando mais um passo. 


You May Also Like

0 comentários