Pensamentos intrusivos e TOC

by - novembro 08, 2017


Antes de mais nada, quero alertar que este post não foi feito por uma profissional da psicologia e/ou da saúde e não pode ser seguido como verdade absoluta. Se você se identificar com algo discutido aqui, procure auxílio profissional.

Como você já deve saber, Aza Holmes, protagonista de Tartarugas até lá embaixo, tem TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) e vive diariamente brigando com seu próprio inconsciente que tenta sabotá-la o tempo todo.

Aza tem medo de morrer por uma infecção bacteriana e constantemente precisa revisar se realmente não está apresentando todos os sintomas desta doença "x". Os pensamentos intrusivos invadem sua mente e a leva a fazer coisas impensáveis. Mas, você sabia que esse tipo de pensamento é super comum?

Você já deve ter passado por diversas experiências em que pensou em algo que poderia acontecer e isso o levou a imaginar toda a cena. Esses são os pensamentos intrusivos que nada mais são do que pensamentos que invadem nossa mente contra nossa própria vontade e nós precisamos afastá-los. Porém, para algumas pessoas, como para a Aza, a tarefa de se livrar deles é extremamente difícil.

Estes pensamentos aumentam a ansiedade e acabam por alimentar a espiral do medo, o que agrava o sentimento de que precisamos obedecer a nossa mente. E, quanto mais intrusivos são, mais complicado é e, em alguns casos, interferem pontualmente na vida e nas relações da pessoa afetada.

Em geral, o TOC vem acompanhado da ansiedade, do medo, da culpa e de diversos pensamentos intrusivos, mas eles podem nos atingir mesmo quando não apresentamos esse ou outro transtorno. Então, como eu falei ali em cima, se você se identificou com algo, procure ajuda profissional. Há diversas pesquisas em andamento e tratamentos já utilizados que podem e auxiliam a vida de pessoas como a Aza e o próprio John Green.

You May Also Like

0 comentários