Mulheres sem nome - Martha Hall Kelly

by - março 13, 2018


Inspirado em mulheres que viveram e encaram a Segunda Guerra Mundial, Mulheres sem nome me fez refletir, amar e odiar os seres humanos e, sobretudo, acreditar que sempre temos algo a aprender com o próximo. ⠀

As mulheres destes livros são: Caroline, uma socialite nova-iorquina que trabalha no Consulado da França e ajuda diversos orfanatos no país que está prestes a ser invadido por Hitler; Kasia, uma adolescente polonesa que faz parte do movimento de resistência de seu país; e Herta, uma jovem médica alemã que irá trabalhar no campo de concentração feminino de Ravensbrück.

O caminho delas vai se entrelaçar quando a guerra alcança propoções inimagináveis e é incrível como somos levados a cada cantinho desta história. Martha Hall fez um trabalho incrível e exaustivo de pesquisas antes de escrever este livro e nos apresentar as Coelhas de Ravensbrück de modo ímpar. Em diversos momentos você se sente tão próximo dessas personagens que chega a ser doloroso virar as páginas e encontrar seus desfechos. Porém, é quase impossível largar este livro já que cada capítulo é narrado por uma delas e eles sempre acabam de um jeito que te deixa desesperado para encontrar aquela personagem novamente.
Confesso que quando comecei a leitura não gostei de Caroline e achei os capítulos dela bem entediantes e deslocados da história. Eu estava extremamente aflita com Kasia e não conseguia entender como tudo ia se desenrolar para que os caminhos delas se cruzassem. Até que cheguei neste momento e simplesmente me apaixonei por Caroline e até mesmo pedi perdão por tê-la julgado como alguém desinteressante.
Este livro é tão maravilhoso que até as notas da autora são incríveis. Ela narra um pouquinho sobre como foi o processo de escrita e dá até sugestões de leitura para novas visões do campo de Ravensbrück. Recomendo muitíssimo!!!

You May Also Like

0 comentários