Desafio BBC + lendo clássicos

by - abril 29, 2018


Alguns dias atrás surgiu um desafio no mundo literário intitulado Desafio BBC, mas que não tem nada a ver com o canal de TV. O fato é que ele apresenta uma lista com 100 títulos e declara que você provavelmente não leu mais que 6 destes títulos. Como eu sou a louca dos desafios (atualmente participo do Rory e do Ghibli), resolvi participar deste também, até porque muitos destes livros já são contemplados no desafio Rory que já participo.

Ao analisar a lista, descobri que os responsáveis pelo desafio nos subestimaram muito, já que li 12 dos 100 títulos apresentados e ultrapassei a marca que eles julgavam serem o máximo. E vou falar um pouquinho sobre minha relação com muitos destes livros que são clássicos.

Quando iniciei as leituras, eu lia muitos livros clássicos infantis e por não saber que eles tinham tanto prestígio, eu simplesmente imergia nas histórias e não tinha nenhuma barreira que me fazia ter medo deles. Conforme os anos foram passando e eu fui sendo "obrigada" a ler vários livros clássicos por conta da escola, eu fui me afastando deles e sentindo até um certo desespero só de pensar em pegar um livro que eu já pré julgava que seria um saco.

Porém, desde o ano passado, eu tenho sentido muita vontade de ler mais clássicos ou livros que fogem um pouquinho do hype do mundo literário, que muitas vezes se prende aos lançamentos mais recentes. No momento estou lendo Os miseráveis e estou fazendo diário de leitura lá no canal do YouTube e em breve trarei a resenha completa aqui no blog. Também, estou lendo as obras da Jane Austen e pretendo terminá-las ainda esse ano. E o que tenho para falar é que estas experiências têm sido maravilhosas e acalentadoras. Estou amando quebrar esses muros que foram construídos principalmente pela escola, local que deveria ter sido o responsável por nos aproximar deles, mas que infelizmente só nos afasta.


You May Also Like

2 comentários

  1. Eu amoo ler clássicos, sou tão viciada que já li 23 da lista e ainda tem vários desses também na minha estante para ler.
    Eu na escola era sempre aquela que tinha realmente lido os livros, e quando fazia facul de psico alguns eram obrigatórios também.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  2. Eu vi essa lista e fiquei chocada quE todo mundo estava MAS COMO ASSIM SÓ 6 EU LI 50? E eu não li quase nenhum, hahaha. Não tenho muito interesse em clássicos mas estou acompanhando seus vídeos. Boa sorte no desafio! :D

    ResponderExcluir